Principal Notícias Últimas notícias Nova publicação do Projeto Igarapés!
Nova publicação do Projeto Igarapés!
Seg, 04 de Julho de 2016 00:00

O artigo entitulado "Rare species contribute disproportionately to the functional structure of species assemblages" (Espécies raras contribuem desproporcionalmente para a estrutura funcional de comunidades) fala sobre a importância das espécies raras na manutenção da estrutura funcional de comunidades biológicas.

Esse estudo do Projeto Igarapés publicado recentemente investiga as consequências da extinção de espécies raras para a estrutura funcional de comunidades em diferentes regiões da Terra, desde os nossos peixes de igarapés a plantas da Floresta Amazônica e aves de florestas tropicais da Austrália. Um achado surpreendente foi a influência desproporcional das espécies raras sobre essa faceta da biodiversidade: elas suportam funções insubstituíveis! Portanto, a sua perda pode ameaçar severamente a integridade de processos ecológicos críticos em longo prazo. O estudo chama a atenção para mudarmos a maneira sobre como pensamos em biodiversidade em geral, e em estratégias de conservação, em particular. Mais do que proteger espécies em si, devemos pensar na proteção dos seus papéis funcionais dentro das comunidades bióticas e dos serviços ecossistêmicos a esses associados.”

 

Diferentes cenários de extinção de espécies demonstram que quando as raras (como a espécie Ancistrus sp. ou o Fluviphylax simplex, ilustrados acima) são extintas primeiro, ou seja, o cenário mais realístico, a perda de diversidade funcional é muito mais drástica do que em um cenário de perda aleatória de espécies.

 

Para ler o artigo na íntegra, cliquei aqui.